A nanotecnologia como tecnociência: contribuições da abordagem sociológica para o entendimento das relações entre nanotecnologia, sociedade e ambiente
Palavras-chave:
Nanotecnologia, sociologia da ciência, tecnociência, controvérsias, sociedade e ambiente
Resumo
Com base nos recursos analíticos extraídos da aplicação da abordagem sociológica na ciência e na tecnologia, o texto apresenta ideias e fatos de que a nanotecnologia é um tema tecnocientífico em estágio de negociação. Por isso argumentamos que existem duas tendências principais no debate entre nanotecnologia, sociedade e ambiente. A primeira tendência é relativa a um conjunto de atores que pretendem fechar as controvérsias e, a outra, é formada por um grupo articulado de atores que procura mantê-las abertas em relação às suas interações técnicas com a sociedade e a natureza. Para desenvolver este raciocínio o texto foi dividido em três partes principais: i) inicia com uma contextualização das reações que a nanotecnologia vem despertando junto à opinião pública e a sua relevância para a análise sociológica; ii) em seguida ocupa-se em apresentar estratégias de abordagem sociológica da relação entre contexto social e ciência/tecnologia; e, iii) finaliza, estendendo estas interpretações para o estudo das nanotecnologias.
Publicado
2014-03-18
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).