Las dos caras de Jano: acerca de la compleja relación entre populismo e instituciones políticas
Palavras-chave:
populismo, institucionalismo, hegemonía, Laclau.
Resumo
El presente trabajo explora la forma en que la compleja relación entre populismo e instituciones ha sido abordada por los estudios políticos. Para las principales corrientes de la Ciencia Política, las experiencias populistas han supuesto una amenaza a las instituciones em general y a las instituciones poliárquicas en particular. Por su parte, para autores que reivindican al populismo, las instituciones son vistas como un peligro que acecha a su potencial renovador. Intentando alejarnos de estas miradas dicotómicas, nuestra perspectiva identifica y fundamenta ciertas líneas de análisis que creemos adecuadas para el estudio de la coexistência entre instituciones y experiencias populistas.
Publicado
2014-03-22
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).