Transições políticas na América Latina em perspectiva comparada
Palavras-chave:
transições políticas, América Latina, análise comparada.
Resumo
No final do século XX, diversos países latino-americanos passaram por processos de transição política, incentivando diversos estudos que buscavam compreender o fenômeno. Muitos desses estudos elegeram a análise comparada como método de investigação, com o objetivo de identificar padrões nos processos de transição política. Entretanto, essa metodologia muitas vezes foi criticada pela ausência de rigor matemático e pelo fato de trabalhar com a análise de poucos casos. Contudo, a análise das principais pesquisas comparadas sobre transições políticas na América Latina nos indica que, apesar dos seus problemas, essa metodologia trouxe resultados relevantes para a compreensão do fenômeno. Dessa forma, o presente artigo se propõe a verificar a importância do método comparativo para a compreensão do fenômeno e para as ciências sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-03-22
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).