A hegemonização do saber científico e o projeto educacional da modernidade
Palavras-chave:
teoria do discurso, conhecimento científico, hegemonia.
Resumo
Neste artigo apresento parte das reflexões que venho realizando no doutorado sobre o privilégio dos conhecimentos científicos no processo de seleção dos conteúdos escolares. Neste sentido, lanço mão da teoria do discurso de Laclau e Mouffe (2004) procurando estabelecer relações entre o processo de hegemonização do saber científico e a instituição dos processos de escolarização que concebo como projetos da modernidade. Procuro caracterizar o processo de hegemonização do saber científico e identificar a escolarização desse saber como aspecto importante para a consolidação dessa hegemonia, e que implicou na conformação, pelo menos em termos gerais, de um modelo de escola característico da modernidade.
Publicado
2014-03-22
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).