Burocracia e educação: uma análise a partir de Max Weber
Palavras-chave:
Burocracia, Educação, Max Weber, Teoria Sociológica.
Resumo
Cabe a este texto elaborar uma reflexão acerca da burocracia e da educação, tendo como princípio norteador a sociologia compreensiva weberiana. A opção por Max Weber se revela a mais acertada devido à diversidade e à profundidade de sua produção intele ctual, incluindo a questão da burocracia. A utilização de Weber servirá como instrumento preciso de análise conceitual sobre a temática aqui proposta. Certamente, o pensador foi um dos principais estudiosos da burocracia, tendo como palco privilegiado a Alemanha na época da Primeira Grande Guerra (1914-1918). É dentro desse fecundo arcabouço teórico que se pretende fazer algumas incursões sobre a educação e a burocracia, tendo com respaldo epistemológico Weber.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-03-22
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).