ATORES E PRÁTICAS: A PRODUÇÃO DE LEIS DA ELITE PARLAMENTAR DA CÂMARA DOS DEPUTADOS NOS GOVERNOS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995-2002)
Palavras-chave:
Câmara dos Deputados, deputado federal, elite parlamentar e produção de lei.
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a produção de leis dos membros da elite parlamentar da Câmara dos Deputados. Os parlamentares desse seleto grupo desempenham importantes atividades, conduzem as negociações e as decisões no interior da Câmara dos Deputados e ocupam os principais postos-chave da casa Legislativa. O recorte temporal de análise foi o período de 1995 a 2002. Os resultados alcançados foram: a) os membros da elite parlamentar propuseram 1.193 propostas de lei, mas apenas 53 foram convertidas em lei, b) mais da metade das propostas de lei foram arquivadas, c) somente oito propostas foram vetadas pelo presidente da República, pois contrariavam o interesse público e d) a maioria das propostas convertidas em lei foi de alta relevância e da área social.
Publicado
2014-03-23
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).