A HORTA AGONIZANTE: MERCANTILIZAÇÃO DA AGRICULTURA E TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS DE AUTOCONSUMO ENTRE FAMÍLIAS RURAIS DO EXTREMO SUL GAÚCHO
Palavras-chave:
campesinato, agricultura familiar, autoconsumo, segurança alimentar.
Resumo
O artigo é baseado em pesquisa qualitativa realizada no extremo sul do Rio Grande o Sul e explora as transformações sobre as práticas de autoconsumo no âmbito da agricultura familiar, motivadas, essencialmente, pelo processo de mercantilização da agricultura e da vida rural. As práticas de autoconsumo expressam a matriz cultural das famílias rurais, em que pese o valor simbólico atribuído aos produtos gerados no próprio estabelecimento rural, em comparação com o que é adquirido externamente no comércio, ou em outras unidades de produção. A pesquisa de campo foi realizada com trinta estabelecimentos de agricultura familiar, cuja atividade comercial principal das famílias residia, fundamentalmente, na produção de leite, pêssego e fumo. Os autores discutem os impactos da mercantilização da agricultura sobre as práticas de autoconsumo.
Publicado
2014-03-23
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).