SISTEMAS AUTO-REFERENTES, AUTOPOIÉTICOS: NOÇÕES-CHAVE PARA A COMPREENSÃO DE NIKLAS LUHMANN
Palavras-chave:
auto-referência, autopoiésis, sistemas, Niklas Luhmann.
Resumo
Neste artigo, objetivamos discutir o conceito de sistema autopoiético desenvolvido pelos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela e incorporado com avanços de caráter epistemológico e metodológico à teoria Social de Niklas Luhmann. Luhmann, para explicar a sociedade como fenômeno social, utiliza-se de um conjunto de conceitos articulados entre sitais como: sistema, estrutura, função, sentido, contingência, comunicação, etc. Tais conceitos apresentam-se, por vezes, quase que completamente ressemantizados, quer seja com relação à tradição filosófica, quer seja aderindo a novos enfoques desenvolvidos em diferentes disciplinasdo conhecimento científico como na ciência cognitiva, na biologia, na comunicação, na cibernética etc.
Publicado
2014-04-09
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).