“SUPER-VIA”: TRANSPORTANDO PRECONCEITOS, (IN)CRIMINANDO OS EXCLUÍDOS
Palavras-chave:
Estado penal, classes perigosas, transporte público, cidadania.
Resumo
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a possível hipertrofia do poder estatal, conceituado por Löic Wacqüant como “Estado Penal”, junto aos moradores do subúrbio carioca. Utiliza como estudo de caso as experiências dos usuários do transporte ferroviário submetidos às “normas disciplinadoras” da empresa SuperVia, concessionária fluminense deste serviço. Acredito que a “criminalização das condutas” e a “incriminação dos atores” seja o ponto comum que unifica o projeto de hipertrofia do poder punitivo da SuperVia junto aos usuários de trens. Na conclusão, ressalto a prudência com que os pesquisadores devem observar ao traduzirem as teorias e aplicarem à nossa realidade social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-04-09
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).