ANALOGIAS, MODELOS E METÁFORAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Palavras-chave:
analogia, modelo, metáfora, epistemologia, ciência social.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a legitimidade sobre a utilização de analogias, modelos e metáforas na produção de conhecimento científico. Há algum tempo este tema tem suscitado um importante debate filosófico e epistemológico, entretanto, são raros os trabalhos que abordam a questão também sob a ótica da produção do conhecimento nas ciências sociais. A tradição epistemológica analítica tem negado ou minimizado o papel das analogias, dos modelos e das metáforas na lógica das “descobertas” científicas, em diferentes disciplinas. Ao retomarmos alguns aspectos históricos e atuais sobre esta questão salientamos, e buscamos justificar, a importância de tais figuras, ou recursos heurísticos, para a produção científica, destacando, inclusive o seu uso nas ciências sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-04-09
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).