METODOLOGIA DE ENSINO EM PESQUISA SOCIAL QUANTITATIVA

  • Bianca de Freitas Linhares Universidade Federal de Pelotas, Brasil
  • Douglas Santos Alves UFFS
Palavras-chave: Metodologia de Pesquisa, Pesquisa Quantitativa, Pesquisa Social

Resumo

Os métodos e técnicas de pesquisa social encontram-se divididos num dualismo entre quantitativo e qualitativo. O presente artigo se propõe a debater esta oposição a partir da relativização das técnicas e da totalidade da pesquisa e sua lógica interna. Além disso, o texto problematiza os efeitos deste antagonismo na formação dos profissionais em Ciências Sociais, sejam eles pesquisadores ou não, e na própria prática de pesquisa. Esta, por fim, pensada para além dos dualismos metodológicos e epistemológicos, deve ser concebida em sua realidade concreta, histórica e social, de forma a se desfazer imagens romantizadas que a circundam. Com isso, torna-se possível conceber o conhecimento produzido em Ciências Sociais como resultado de relações de poder e hegemonia no interior de um campo acadêmico cujo centro encontra-se fora da realidade brasileira e latino-americana.
Publicado
2014-09-29
Edição
Seção
Dossiê