METODOLOGIA DE ENSINO EM PESQUISA SOCIAL QUANTITATIVA
Palavras-chave:
Metodologia de Pesquisa, Pesquisa Quantitativa, Pesquisa Social
Resumo
Os métodos e técnicas de pesquisa social encontram-se divididos num dualismo entre quantitativo e qualitativo. O presente artigo se propõe a debater esta oposição a partir da relativização das técnicas e da totalidade da pesquisa e sua lógica interna. Além disso, o texto problematiza os efeitos deste antagonismo na formação dos profissionais em Ciências Sociais, sejam eles pesquisadores ou não, e na própria prática de pesquisa. Esta, por fim, pensada para além dos dualismos metodológicos e epistemológicos, deve ser concebida em sua realidade concreta, histórica e social, de forma a se desfazer imagens romantizadas que a circundam. Com isso, torna-se possível conceber o conhecimento produzido em Ciências Sociais como resultado de relações de poder e hegemonia no interior de um campo acadêmico cujo centro encontra-se fora da realidade brasileira e latino-americana.
Publicado
2014-09-29
Edição
Seção
Dossiê
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).