PROSOPOGRAFIA DE GRUPOS SOCIAIS, POLÍTICOS SITUADOS HISTORICAMENTE: MÉTODO OU TÉCNICA DE PESQUISA?
Palavras-chave:
Prosopografia. Sociologia. História. Método. Técnica de pesquisa.
Resumo
A abordagem prosopográfica tem sido questionada em diferentes domínios disciplinares quanto a sua natureza científica. O debate se a prosopografia é uma técnica, um instrumento de pesquisa, uma ciência auxiliar ou método transparece nos argumentos e pressupostos científicos daqueles que se dedicam a explicar a pesquisa prosopográfica. Nas Ciências Sociais, por exemplo, a prosopografia não é vista apenas com um instrumento de pesquisa, mas como um método associado a um construto teórico de apreensão do mundo social. Os historiadores que utilizam a análise prosopográfica, por sua vez, oscilam sobre se a análise de biografias coletivas é um método ou uma técnica de pesquisa. Dada esta configuração objetivou-se, neste artigo, problematizar o enfoque prosopográfico a partir de seus diferentes usos. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica, demonstrando a prosopografia como técnica de pesquisa histórica, e após, como um método de análise sociológica, para então destacar seus procedimentos e limites metodológicos.
Publicado
2014-09-29
Edição
Seção
Dossiê
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).