O Conceito de ruptura estrutural no desenvolvimento econômico regional

  • Ariana Cericatto da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: Economia regional. Ruptura estrutural. Desenvolvimento econômico.

Resumo

Esse artigo analisa o conceito de ruptura estrutural no desenvolvimento econômico regional. Para atender ao objetivo foi feita uma revisão de literatura, na busca de explicar como o desenvolvimento econômico regional acontece e como as economias transformam suas estruturas setoriais.  O processo de ruptura estrutural leva a um movimento cumulativo na economia fortalecendo o avanço ou o retrocesso das regiões. O avanço pode tanto ser estimulado pelo crescimento das atividades de base econômica quanto por ações ligadas diretamente a comunidade local.

Biografia do Autor

Ariana Cericatto da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora colaboradora do curso de Ciências Econômicas da UNIOESTE/Toledo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC). Rua Cipreste, 249. Bloco 14 Apto 103, 85807-700 – Cascavel, PR. E-mail: ariana_cericatto@hotmail.com; Telefone: (45) 8806-6620.
Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutor em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pela Universidade do Québec (UQAC)/Canadá. Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Fundação Araucária (PR) e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI). Pesquisador associado do CRDT/Canadá. Rua da Faculdade, 645. Jardim Santa Maria, 85903-000 - Toledo, PR. E-mail: jandir.lima@unioeste.br; jandirbr@yahoo.ca; Telefone: (45) 33797019.
Publicado
2015-03-17
Edição
Seção
Artigos