Quando o inimigo não aceita ser adversário: a relação agonística e antagônica de PMDB e PP em Santa Catarina
Palavras-chave:
Agonismo. Antagonismo. Hegemonia.
Resumo
Este artigo procura estudar o comportamento agonístico e antagônico das principais lideranças políticas do PMDB, PP e PSD nas negociações para coligação conhecida como “Tríplice Aliança” nas eleições de 2014 em Santa Catarina. Para tanto, é utilizado o referencial teórico desenvolvido por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A pesquisa tem como base as reportagens e as falas reproduzidas pelos principais jornais catarinenses durante os anos de 2012 até 2014 - período em que foram noticiadas as negociações em torno da coligação. No referencial teórico, se prioriza a utilização da teoria do discurso e do desenvolvimento de conceitos como hegemonia, agonismo e antagonismo.
Publicado
2015-03-17
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).