Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e descentralização político-administrativa: entre a (in)eficiência administrativa e a (in)operância política

  • Douglas Marques Universidade FEEVALE
  • Everton Rodrigo Santos Universidade FEEVALE
  • Norberto Kuhn Junior Universidade FEEVALE
Palavras-chave: Estado brasileiro. Políticas públicas. Sistema Único de Assistência Social. Descentralização político-administrativa.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as políticas públicas na contemporaneidade, no seu aspecto de descentralização e implementação. Para tal propósito, nossa base empírica contará com a experiência da descentralização político-administrativa do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, do município de Novo Hamburgo, entre os anos de 2009 a 2013. Utilizamo-nos de pesquisa quantiquali, por meio de entrevistas aos técnicos e gestores, pesquisa documental e pesquisa Survey junto aos usuários do SUAS. O estudo sugere que a descentralização do SUAS de Novo Hamburgo passa por lacunas administrativo-gerenciais e político-culturais, que fragilizam a sua capacidade de enfrentamento à desigualdade social e a ampliação da participação social.

Biografia do Autor

Douglas Marques, Universidade FEEVALE
Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural de Inclusão Social da Universidade FEEVALE. Consultor em políticas públicas da Organização das Nações Unidas para a educação, à ciência e a cultura - UNESCO.
Everton Rodrigo Santos, Universidade FEEVALE
Pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural de Inclusão Social da Universidade – FEEVALE
Norberto Kuhn Junior, Universidade FEEVALE
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professor no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural de Inclusão Social da Universidade FEEVALE. 
Publicado
2015-03-17
Edição
Seção
Artigos