Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e descentralização político-administrativa: entre a (in)eficiência administrativa e a (in)operância política
Palavras-chave:
Estado brasileiro. Políticas públicas. Sistema Único de Assistência Social. Descentralização político-administrativa.
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar as políticas públicas na contemporaneidade, no seu aspecto de descentralização e implementação. Para tal propósito, nossa base empírica contará com a experiência da descentralização político-administrativa do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, do município de Novo Hamburgo, entre os anos de 2009 a 2013. Utilizamo-nos de pesquisa quantiquali, por meio de entrevistas aos técnicos e gestores, pesquisa documental e pesquisa Survey junto aos usuários do SUAS. O estudo sugere que a descentralização do SUAS de Novo Hamburgo passa por lacunas administrativo-gerenciais e político-culturais, que fragilizam a sua capacidade de enfrentamento à desigualdade social e a ampliação da participação social.
Publicado
2015-03-17
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).