A Universidade pública e as estratégias nacionais de desenvolvimento: percurso por uma trajetória de conflitos e expectativas
Palavras-chave:
Universidade, Nacional-desenvolvimentismo, Neoliberalismo, Neodesenvolvimentismo
Resumo
O artigo procura analisar o papel atribuído para a universidade nas estratégias nacionais de desenvolvimento a partir de sua criação. Conflitos e expectativas estão presentes desde a origem das primeiras universidades no país, nos debates sobre o seu papel e na sua relação com o desenvolvimento econômico. Amparada pela pesquisa bibliográfica, a análise indica o relevo que a instituição universitária adquiriu no projeto de modernização, industrialização e desenvolvimento do Estado, em especial o lugar que lhe foi atribuído nas estratégias nacional-desenvolvimentistas, neoliberais e neodesenvolvimentistas que consideram a construção da ciência, tecnologia e inovação e a formação de profissionais qualificados como fatores decisivos na afirmação de seus respectivos modelos.
Publicado
2015-07-31
Edição
Seção
Dossiê
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).