A Universidade pública e as estratégias nacionais de desenvolvimento: percurso por uma trajetória de conflitos e expectativas

  • Jaqueline Priscila da Silva Souza Universidade Federal do ABC
  • Maria Gabriela S. M. C. Marinho Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Universidade, Nacional-desenvolvimentismo, Neoliberalismo, Neodesenvolvimentismo

Resumo

O artigo procura analisar o papel atribuído para a universidade nas estratégias nacionais de desenvolvimento a partir de sua criação. Conflitos e expectativas estão presentes desde a origem das primeiras universidades no país, nos debates sobre o seu papel e na sua relação com o desenvolvimento econômico. Amparada pela pesquisa bibliográfica, a análise indica o relevo que a instituição universitária adquiriu no projeto de modernização, industrialização e desenvolvimento do Estado, em especial o lugar que lhe foi atribuído nas estratégias nacional-desenvolvimentistas, neoliberais e neodesenvolvimentistas que consideram a construção da ciência, tecnologia e inovação e a formação de profissionais qualificados como fatores decisivos na afirmação de seus respectivos modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Priscila da Silva Souza, Universidade Federal do ABC
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Maria Gabriela S. M. C. Marinho, Universidade Federal do ABC
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professora e pesquisadora no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC).
Publicado
2015-07-31
Edição
Seção
Dossiê