O Brasil ao pé da cruz: notas sobre a representação política de pentecostais e neopentecostais
Palavras-chave:
Neopentecostais, pentecostais, representação, laicidade, minorias.
Resumo
O propósito do artigo é discutir as formas de construção da representação política deste setor no Brasil. O texto está dividido em duas seções. Na primeira seção, buscamos desenvolver o argumento com base em algumas interrogações, são elas: Quais as razões e sob que circunstâncias se constroem o discurso de que os pentecostais e neopentecostais precisam estar representados na política institucional? Como podemos compreender o processo de autorização política neste ambiente? Os fiéis/eleitores obedecem irrefletidamente às diretrizes de suas denominações quanto a que candidato apoiar, ou há outras vaiáveis a serem analisadas? Na segunda seção, procurar entender de que forma este segmento elabora seu modelo de representação e quais estratégias são mobilizadas para sua execução. Do mesmo modo, ao final desta seção, refletimos sobre os problemas na relação entre representante e representado, além dos perigos à democracia brasileira que este modelo de representação pode gerar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-01-30
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).