Movimento feminista em rede: análise do blog e do Facebook “Lugar de Mulher”
Palavras-chave:
Movimentos sociais em rede, Movimentos sociais, Movimento Feminista, “Lugar de Mulher”.
Resumo
O conceito de movimentos sociais em rede surgiu para explicar o fenômeno de apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos movimentos sociais como novo meio de organização. Atualmente, a rede é ambiente para informação, disseminação de novas pautas, construção coletiva de reivindicações e até de manifestação. Este trabalho tem como objetivo entender e analisar como o movimento feminista usa essas ferramentas de comunicação. Para isso, usamos a metodologia de coleta sistemática de categorias e análise quantitativa para analisar o blog “Lugar de Mulher” e a página na rede social Facebook do referido website por cinco dias. Nossos resultados mostraram que, apesar do potencial de ferramenta digital para o movimento social, o “Lugar de Mulher” não efetiva ações no mundo offline e tem interações limitadas com os usuários que participam do debate proporcionado no espaço digital.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-01-30
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).