Fronteira ou horizonte? Comparando o conceito de "razão" nas tradições liberal e republicana
Palavras-chave:
Razão, Filosofia política, Modernidade, Liberalismo, Republicanismo.
Resumo
Este artigo analisa as expectativas nutridas pela filosofia política da modernidade, em suas tradições liberal e republicana, acerca da razão: sua conceituação, prerrogativas e implicações normativas. Para tanto, explicitamos o papel dessa faculdade humana nas teses de autores seminais da modernidade e sua conjugação com os conceitos de liberdade e igualdade. Tomando o contratualismo como ponto de partida, contrastamos o conceito de razão nas correntes liberal e republicana, para então analisar as implicações das características sociais da democracia moderna (massiva e igualitária) para o conceito de indivíduo racional. Conclui-se que embora a razão seja apresentada como sustentáculo do indivíduo político da modernidade, locus da sua autonomia e fator justificador de sua isonomia, sua conceituação varia segundo a tradição política, trazendo consequências para os limites legítimos da ação estatal sobre o cidadão e para as expectativas de progresso moral da população.
Publicado
2016-01-30
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).