O DIÁLOGO DO CAPITAL SOCIAL COM A “SOCIEDADE CIVIL”: A REDEFINIÇÃO DESTE CONCEITO APLICADO EM UMA NOVA INSTITUCIONALIDADE
Palavras-chave:
Capital social, sociedade civil, Orcamento Participativo de Porto Alegre, empoderamento, tecido social.
Resumo
O artigo debate o conceito capital social como variável analítica essencial para compreender e incidir sobre o tecido social urbano e metropolitano. No texto se realiza tanto uma análise de incidência, como uma crítica teórica ao conceito e aborda um aspecto de sua operacionalidade a partir do estudo de caso da aplicação de técnicas de relações públicas sobre as camadas mais baixas da estrutura de classes localizada em Porto Alegre (capital do estado do Rio Grande do Sul). Este fenômeno se dá quando da realização da política pública conhecida como Orçamento Participativo (OP) durante os primeiros mandatos da longa gestão de tipo reformista/participativa (1988-2004). O instrumento comunicacional reatou parcialmente laços, gerando um relativo empoderamento do cidadão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-03-21
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).