OS JOVENS E A POLÍTICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA A SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA
Palavras-chave:
Socialização política, escola, juventude, cultura política.
Resumo
Os desafios que se colocam para a juventude no mundo globalizado são enormes, expondo-a diante de conquistas e pressões que se materializam durante o período escolar, notadamente no Ensino Médio, época de transição para a vida adulta e para o exercício da cidadania. Assim, a política deve ser, mais do que ensinada, vivida e pesquisada na escola, tendo em vista as possibilidades colocadas pela presença obrigatória da área de Ciências Sociais nos currículos de nível médio, como problematizar o espaço do movimento estudantil na atualidade para compreender as mediações políticas que estão em jogo. Pontualmente, este trabalho foca o conjunto de crenças, normas e valores que fomentam a socialização política dos estudantes de nível médio de uma escola privada, em Porto Alegre. Por meio de um questionário auto-aplicável foi possível constatar um cenário que oscila entre o descrédito e a apatia ao mesmo tempo em que ocorre uma participação crescente em espaços alternativos, como voluntariado e ONGs.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-03-21
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).