EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO

Reflexões sobre propostas de intervenção no patrimônio cultural edificado em Pelotas/RS

  • Franciele Fraga Pereira
  • Aline Montagna da Silveira
  • Mauren Aurich
Palavras-chave: arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural, preservação patrimonial, ensino

Resumo

O campo do patrimônio cultural exige uma postura crítico-reflexiva e uma capacidade de trabalho interdisciplinar dos profissionais envolvidos com essa temática. Este ensaio apresenta uma discussão sobre as práticas pedagógicas realizadas na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel). O ateliê propõe a imersão dos alunos na realidade local, a partir do contato com edificações de valor patrimonial que são seus objetos de estudo. As práticas pedagógicas compreendem atividades em grupo e individuais, relacionando conteúdos teóricos e práticos, a fim de que, ao final do semestre, os alunos elaborem uma proposta de intervenção no patrimônio cultural edificado. Este trabalho busca debater como as práticas pedagógicas do ateliê abordam o desafio de capacitar os futuros arquitetos e urbanistas da FAUrb-UFPel para atuar nesse campo de trabalho que é ao mesmo tempo tão complexo e sensível.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
FRAGA PEREIRA, F.; MONTAGNA DA SILVEIRA, A.; AURICH, M. EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: Reflexões sobre propostas de intervenção no patrimônio cultural edificado em Pelotas/RS. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.