UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO

O achatamento e a pandemia do Covid-19

  • Rovenir Bertola Duarte
  • Helio Hirao
  • Tatiane Boisa Garcia
Palavras-chave: ambiente de aprendizado, achatamento, ensino de projeto, pandemia Covid-19

Resumo

Este artigo trata de uma reflexão teórica sobre o ambiente de aprendizado em arquitetura e urbanismo e o fenômeno do achatamento. Esta reflexão se apoia em duas experiências de ensino nas universidades da UNESP e da UEL, comparando os períodos de pré-pandemia e pandemia de Covid-19. Nesta reflexão partimos de uma leitura do ambiente de aprendizado baseada no conceito de Umwelt de Jakob von Uexküll e suas implicações na construção dimensional deste ambiente, voltada para a relação entre o trio tempo-espaço-atores. A partir desta ideia de ambiente, buscamos definir o fenômeno do achatamento a partir de uma perspectiva mais limitante e negativa (JAMESON, 1991) e outra mais exploratória e positiva (IMPERIALE, 2000). Ao final, relatamos as duas experiências pedagógicas buscando detectar o papel do ambiente conceituado e do fenômeno do achatamento. Acreditamos que tal reflexão possa ajudar a pensar as transformações ambientais em relação ao emprego das novas tecnologias de comunicação.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
BERTOLA DUARTE, R.; HIRAO, H.; BOISA GARCIA, T. UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O achatamento e a pandemia do Covid-19. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.