A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA
Explicitação de saberes arquitetônicos a partir do caso da fachada do Museu Militar de Dresden
Resumo
De interesse formativo no campo da geometria gráfica aplicada à arquitetura, utiliza-se a teoria da transposição didática para explicitação de saberes científicos e profissionais que auxiliam na compreensão da associação entre forma e conceito junto à prática arquitetônica. Hipóteses são elaboradas sobre os saberes envolvidos em um caso de projeto: uma intervenção na fachada principal do Museu Militar de Dresden, realizada por Daniel Libeskind. As relações formais da intervenção e da preexistência, a história do lugar e a narrativa do arquiteto, deram indícios sobre a adequação deste caso para a estruturação de um desenho didático capaz de explicar os ajustes formais a partir de um conceito. Diagramas geométricos são produzidos e algoritmizados por desenho paramétrico. Elementos da Gestalt são utilizados para decifrar o controle de parâmetros da intervenção. O resultado refere-se a uma maneira didática de associar geometria e psicologia para inferir sobre sensações visuais provocadas pela intervenção na fachada.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.