A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA

Explicitação de saberes arquitetônicos a partir do caso da fachada do Museu Militar de Dresden

  • Nathalia Teixeira Gnutzmann
  • Adriane Borda
  • Valentina Toaldo Brum UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Palavras-chave: transposição didática, geometria, parametria, gestalt, Museu Militar de Dresden, Daniel Libeskind

Resumo

De interesse formativo no campo da geometria gráfica aplicada à arquitetura, utiliza-se a teoria da transposição didática para explicitação de saberes científicos e profissionais que auxiliam na compreensão da associação entre forma e conceito junto à prática arquitetônica. Hipóteses são elaboradas sobre os saberes envolvidos em um caso de projeto: uma intervenção na fachada principal do Museu Militar de Dresden, realizada por Daniel Libeskind. As relações formais da intervenção e da preexistência, a história do lugar e a narrativa do arquiteto, deram indícios sobre a adequação deste caso para a estruturação de um desenho didático capaz de explicar os ajustes formais a partir de um conceito. Diagramas geométricos são produzidos e algoritmizados por desenho paramétrico. Elementos da Gestalt são utilizados para decifrar o controle de parâmetros da intervenção. O resultado refere-se a uma maneira didática de associar geometria e psicologia para inferir sobre sensações visuais provocadas pela intervenção na fachada.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
TEIXEIRA GNUTZMANN, N.; BORDA, A.; TOALDO BRUM, V. A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: Explicitação de saberes arquitetônicos a partir do caso da fachada do Museu Militar de Dresden. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.