PROJETO DE ARQUITETURA I

Proposta pedagógica e desdobramentos de uma experiência de estágio docente

  • Vanessa Forneck
  • Taís Beltrame dos Santos
  • Carolina Frasson Sebalhos
  • Eduardo Rocha
Palavras-chave: ensino de arquitetura e urbanismo, pedagogia da autonomia, processo de criação, estágio docente

Resumo

A pedagogia da autonomia tem se mostrado um caminho necessário para o desenvolvimento de conhecimento crítico. Na área de Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no início do curso, a autonomia é uma potente ferramenta no processo de descoberta da criação, que aliada à deslegitimação do mito de genialidade, pode proporcionar o acolhimento e a solidariedade necessários para o descobrimento do processo projetual. A presença do estagiário docente nesse contexto é propulsora de aproximação entre o mestre e o aprendiz e encurtadora do processo de reconhecimento do segundo como sujeito de ação. Este trabalho tem o objetivo de compartilhar alguns saberes e reflexões sobre a experiência de aprender-ensinar oportunizada coletivamente por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, durante estágio docente realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura I, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados em projeto e a vivência se transformam aqui na elaboração de novas possibilidades docentes pautadas na aproximação entre educadores e educandos. Propõe-se a ruptura do ensino atrelado unicamente aos espaços formais como parte do processo de reconhecimento da complexidade do processo criativo-projetual, bem como a interlocução de saberes e fazeres.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
FORNECK, V.; BELTRAME DOS SANTOS, T.; FRASSON SEBALHOS, C.; ROCHA, E. PROJETO DE ARQUITETURA I: Proposta pedagógica e desdobramentos de uma experiência de estágio docente. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.