DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS NO TALLER VERTICAL INTERNACIONAL

Falando de Milieus de aprendizagem

  • Renato José Dall Agnol
  • Luci dos Santos Bernardi
  • Cristhian Moreira Brum
Palavras-chave: taller vertical internacional, milieus de aprendizagem, cenários para investigação, arquitetura

Resumo

Estudar processos de desenvolvimento de projetos arquitetônicos no Taller Vertical Internacional, a partir do aporte teórico da Educação Matemática Crítica, evidenciando conceitos de Ambientes de aprendizagem, Paradigma do exercício, Cenários para investigação e Milieus de aprendizagem. O Taller é um evento implementado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen/RS, que ocorre anualmente, contando com seis edições. Considera-se que o Taller é um ambiente de aprendizagem que se caracteriza como um cenário para investigação, espaço em que estudantes e professores do curso se fazem presentes, pensando coletivamente sobre a resolução das temáticas arquitetônicas e urbanísticas propostas no evento, em uma perspectiva investigativa. Por meio da proposta de Skovsmose, com a proposição de Cenários para Investigação, o movimento dos milieus e suas possibilidades de diálogos críticos, compreende-se que os questionamentos devem fazer parte de qualquer atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
DALL AGNOL, R. J.; DOS SANTOS BERNARDI, L.; MOREIRA BRUM, C. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS NO TALLER VERTICAL INTERNACIONAL: Falando de Milieus de aprendizagem. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.