OS RECORTES E OS ENCONTROS NO PROJETO ARQUITETÔNICO

Relatos da disciplina de Composição Projetual 1

  • Anelis Rolão Flôres
  • Adriano da Silva Falcão
  • Clarissa de Oliveira Pereira
  • Fernanda Peron Gaspary
  • Marina Alcântara
  • Cristian Vinicius Machado Fagundes
Palavras-chave: expressão gráfica, metodologia projetual, arquitetura contemporânea, collage

Resumo

Este artigo apresenta o uso da collage como ferramenta de aprendizagem e construção de ideias na disciplina de Composição Projetual 1, assim como a metodologia desenvolvida a partir de teorias e experiências que aproximam as artes plásticas à arquitetura. O uso da collage no ensino de projeto possibilita uma redescoberta da técnica, ultrapassando manipulação das imagens, permitindo a hibridização de ferramentas de criação aliadas às diversas etapas, desde o partido geral até o detalhamento. Para a elaboração deste relato de ensino utilizou-se uma abordagem qualitativa baseada no estudo da collage como ferramenta de projeto e análise dos resultados obtidos em sala de aula. As questões referentes ao local e programa de necessidades foram aprofundadas para se adaptarem melhor ao semestre inicial, possibilitando um excelente resultado. Contudo, ao analisarmos o uso da collage como metodologia podemos observar que o mesmo propiciou o desenvolvimento de projetos arquitetônicos com maior liberdade formal.
Publicado
2023-10-29
Como Citar
ROLÃO FLÔRES, A.; DA SILVA FALCÃO, A.; DE OLIVEIRA PEREIRA, C.; PERON GASPARY, F.; ALCÂNTARA, M.; VINICIUS MACHADO FAGUNDES, C. OS RECORTES E OS ENCONTROS NO PROJETO ARQUITETÔNICO: Relatos da disciplina de Composição Projetual 1. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 7, n. 26, p. 192-207, 29 out. 2023.
Seção
Artigos e Ensaios