Notícias

Chamada de artigos para a EDIÇÃO ESPECIAL (Dossiê - Setembro, 2026):
Estilos de Aprendizagem e Transformação Digital na Educação: Personalização, Plataformas Adaptativas e Avaliação em Ambientes Virtuais.

Editoras da Edição Especial: Ana María Martín Cuadrado, Lourdes Pérez Sánchez, Mabel Alvarez

Justificativa

A ascensão da transformação digital na educação abriu novas possibilidades para abordar um dos maiores desafios do ensino: a personalização dos processos de aprendizagem com base nas características, necessidades e estilos de aprendizagem de cada aluno. A digitalização não só facilitou o acesso ao conhecimento, como também gerou um contexto favorável à inovação pedagógica, no qual os estilos de aprendizagem são vistos como um eixo fundamental para o desenho, a implementação e a avaliação de ambientes educacionais cada vez mais adaptativos, tanto na educação presencial mediada por tecnologia quanto na educação a distância.

Nesse contexto, o IX Congresso Mundial sobre Estilos de Aprendizagem destacou a importância de aprofundar a conexão entre estilos de aprendizagem e transformação digital na educação. Esta monografia captura esse momento e propõe uma reflexão acadêmica e aplicada sobre o papel que as tecnologias digitais desempenham na personalização dos processos educacionais, a partir de uma abordagem que combina pesquisa teórica com prática educacional inovadora.

A literatura especializada tem destacado a necessidade de ir além de abordagens instrucionais homogêneas para dar lugar a experiências educacionais flexíveis, dinâmicas e centradas no aluno. A incorporação de plataformas adaptativas, o design de aplicativos baseados em análise de aprendizagem e o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem personalizados são algumas das estratégias emergentes para responder à diversidade de estilos de aprendizagem. No entanto, esses avanços também trazem novos desafios na mensuração do progresso, na avaliação formativa e na garantia da qualidade educacional em ambientes digitais.

Esta edição monográfica da revista PROCIENCIAS busca contribuir para o conhecimento científico e educacional em três áreas principais:

- Tecnologia educacional e personalização, por meio do design e avaliação de plataformas adaptativas e sistemas inteligentes que integrem estilos de aprendizagem em sua configuração.
- Estratégias de participação e engajamento em ambientes virtuais, com foco em como estimular a motivação e o engajamento dos alunos, considerando suas preferências de aprendizagem.
- Avaliação e monitoramento da aprendizagem online, com metodologias e ferramentas que permitam o acompanhamento personalizado, equitativo e eficaz do progresso dos alunos em ambientes digitais.

A monografia é destinada a pesquisadores, professores, designers instrucionais e líderes institucionais que atuam na área de educação digital e inovação pedagógica, especialmente interessados na interseção entre estilos de aprendizagem e transformação digital. As contribuições selecionadas contribuirão para uma abordagem atualizada e de ponta, ao mesmo tempo em que oferecem propostas e modelos práticos para orientar o design de futuras experiências de treinamento.

Com esta iniciativa, a Revista PROCIENCIAS e a UNED continuam a consolidar seu compromisso com a excelência em pesquisa educacional e sua conexão com as principais tendências internacionais em educação e tecnologia.

Comitê Científico:

- Adria González (Universidade de Sonora, México): Especialista em tecnologia educacional e educação a distância.
- Amaralina Miranda de Souza (Universidade de Brasília, Brasil): Especialista em estilos de aprendizagem e estratégias inovadoras de ensino.
- Armando Lozano Rodríguez (Instituto Tecnológico de Sonora, México): Pesquisador em aplicações tecnológicas para a educação.
- Antonio Nevot Luna (Universidade Politécnica de Madri, Espanha): Especialista em ambientes virtuais de aprendizagem e plataformas adaptativas.
- Baldomero Lago Marín (Universidade do Vale do Utah, EUA): Especialista em transformação digital e personalização educacional.
- Manuel Gértrudix Barrio (Universidade Rey Juan Carlos, Espanha): Pesquisador em tecnologias aplicadas à educação e mídias digitais.
- Salvador Otón Tortosa (UNED, Espanha): Especialista em avaliação educacional e monitoramento da aprendizagem em ambientes online.

INFORMAÇÃO PARA SUBMETER ARTIGOS:
- A formatação dos trabalhos deve seguir o modelo (template) da Revista Prociências;
- O número máximo de autores de cada trabalho é quatro;
- Pelo menos um dos autores do artigo deve possuir o grau de Mestre ou superior;
- A submissão dos trabalhos deve ser feito através da página web da Revista Prociências;
- Ao submeter os trabalhos, os autores devem informar ao Editor que se trata de um artigo para esta Edição Especial.