-
Maurício Lutz
-
Filipe Ramos Netto
-
Luciano de Oliveira
-
Luísa Dinele Montanha Marques Galarça
Resumo
Este trabalho consiste num estudo de caso, baseado em umaintervenção pedagógica na Escola Estadual Dr. Romário Araújo de Oliveira,pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto FederalFarroupilha – Campus Alegrete/RS, como uma atividade da disciplinaPrática enquanto Componente Curricular IV. O software Geogebra foiutilizado como uma ferramenta para orientar os alunos na apresentaçãode entes geométricos e suas propriedades. Inicialmente, os alunosintroduziram ao grupo os comandos básicos de movimento, construção eedição do software. Logo após, esses alunos juntamente com o grupo deaplicação da atividade construíram uma figura geométrica, tendo comoobjetivo melhorar seus conhecimentos em geometria por meio do uso doGeogebra. No final da atividade, o grupo respondeu a um questionáriopara avaliar a sua aprendizagem e o software, bem como, obterinformações sobre a opinião das aulas de geometria. Coimo resultado, amaioria do grupo considerou a atividade interessante, uma vez quetiveram a oportunidade de investigar mais acerca desse assunto, dessaforma, tornaram-se motivados.