A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Maurício Lutz
  • Filipe Ramos Netto
  • Luciano de Oliveira
  • Luísa Dinele Montanha Marques Galarça

Resumo

Este trabalho consiste num estudo de caso, baseado em uma
intervenção pedagógica na Escola Estadual Dr. Romário Araújo de Oliveira,
pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal
Farroupilha – Campus Alegrete/RS, como uma atividade da disciplina
Prática enquanto Componente Curricular IV. O software Geogebra foi
utilizado como uma ferramenta para orientar os alunos na apresentação
de entes geométricos e suas propriedades. Inicialmente, os alunos
introduziram ao grupo os comandos básicos de movimento, construção e
edição do software. Logo após, esses alunos juntamente com o grupo de
aplicação da atividade construíram uma figura geométrica, tendo como
objetivo melhorar seus conhecimentos em geometria por meio do uso do
Geogebra. No final da atividade, o grupo respondeu a um questionário
para avaliar a sua aprendizagem e o software, bem como, obter
informações sobre a opinião das aulas de geometria. Coimo resultado, a
maioria do grupo considerou a atividade interessante, uma vez que
tiveram a oportunidade de investigar mais acerca desse assunto, dessa
forma, tornaram-se motivados.
Publicado
2021-01-04
Seção
Artigos