PLATAFORMA QUIZLET: UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE ESPANHOL

  • Simone Cristina Marcos Centro Universitário Internacional, UNINTER
  • Viviane Lino

Resumo

O presente trabalho procura refletir sobre a necessidade de inserir recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação – TICs – nas aulas de língua estrangeira, com o intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem e desenvolver a autonomia do aprendiz. O interesse em discutir esse assunto surgiu da necessidade de inserir as ferramentas tecnológicas durante as práticas pedagógicas, realizadas no Estágio Supervisionado do Curso de Letras-Espanhol, da Universidade Federal de Pelotas. As práticas foram desenvolvidas no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, no município de Serafina Corrêa, RS, nos meses de maio e junho de 2018. A prática pedagógica foi mediada por recursos tecnológicos, incluindo a plataforma de estudos online e aplicativo Quizlet. A partir da experiência do uso dessa ferramenta tecnológica, a pesquisa buscou analisar e responder a questão: De que forma a plataforma e aplicativo Quizlet pode contribuir como recurso metodológico nas aulas de espanhol, no contexto escolar? Em relação ao método de investigação científica, a presente pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, para responder à questão que norteia o presente estudo, objetivando entendê-la de acordo com a perspectiva dos participantes. Para melhor compreender o tema e refletir sobre suas particularidades, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que buscou abordar o ensino de línguas mediado pelas TICs e uma breve história do surgimento do Quizlet, detalhando suas funcionalidades.
Publicado
2021-01-05
Seção
Artigos