CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: UM DEBATE NECESSÁRIO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL)

  • Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Patricia Thoma Eltz Instituto Federal Sul-rio-grandense

Resumo

Os problemas ambientais com o quais a humanidade está se deparando são consequência da desenfreada depredação da natureza na contemporaneidade. No entanto, no âmbito dos estudos CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente), os debates sobre os processos tecnocientíficos e seu impacto social são emergentes e necessários. O objetivo deste texto versa no movimento de inserção dos debates CTSA na etapa do Ensino Médio Integrado, como uma perspectiva formativa dos Institutos Federais do Brasil. Se deve a uma concepção de educação baseada na ação crítico reflexiva do sujeito para com seu meio, na proposição de uma formação integral que o prepara para o mundo do trabalho. São utilizados referenciais teóricos que incluem Ciavatta (2005), Frigotto (2008), Pinheiro; Silveira; Bazzo (2009), Nascimento; Rodrigues; Nunes (2016). Os resultados obtidos versam sobre uma proposta de currículo formativo que assume os debates CTSA de forma interdisciplinar aos demais saberes.
Publicado
2021-01-05
Seção
Artigos