RETENÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA EMAD Jr.

  • José Francisco Bernardes UFPel/FAT/Administração
  • Elaine Garcia dos Santos UFPel/FAT/Administração
  • Isabel Cristina Rosa Barros Rasia UFPel/FAT/Administração
  • Lucas Henrique Barcellos Castro UFPel/FAT/Administração

Resumo

Tendo em vista a importância do conhecimento no contexto do aprendizado organizacional e como fator de diferencial econômico nas empresas, estudar a retenção do conhecimento se apresenta como um tema relevante. Pesquisa-se sobre a retenção do conhecimento na empresa Emad Jr., a fim de analisar se a Emad Jr. utiliza ferramentas de retenção do conhecimento, áreas de gestão ou modelos de estratégia específicos para a retenção do conhecimento. Realiza-se, então, uma pesquisa de método indutivo de caráter de pesquisa exploratório, descritiva e bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, assim na coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado nas estruturas de retenção do conhecimento propostas por (DeLong, 2004; Liebowitz, 2009) a fim de responder os problemas de pesquisa. Diante disso, constatou-se que a Emad Jr. utiliza ferramentas de retenção do conhecimento mas não apresenta áreas de gestão ou modelos de estratégia específicos para a retenção do conhecimento, bem como foi possível apresentar melhorias para o processo de retenção do conhecimento na Emad Jr.
Publicado
2021-01-05
Seção
Artigos