O ENSINO DE FUNÇÕES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS

  • Maurício Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha
  • Alisson Furquim Salbego Instituto Federal Farroupilha
  • Débora Rodrigues Cortelini

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência que versa sobre uma prática pedagógica realizada no curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, trabalho esse originado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) VII do referido curso. Ele consiste na elaboração de umaferramenta para ensinar alunos cegos sobre os tipos de funções. A tarefa em PeCC VIInão exigia que o material fosse voltado para pessoas com alguma deficiência, mas osautores assim preferiram, já que a disciplina de Libras II estava sendo desenvolvida nomesmo semestre que a PeCC VII, e inspirou os alunos do curso de licenciatura a rever sua conduta pedagógica em relação à educação especial. O objetivo da PeCC VII eradesenvolver algum material, utilizando materiais recicláveis, para trabalhar com algumconteúdo do Ensino Médio. O produto educacional foi testado com os colegas do curso de graduação (18 acadêmicos da PeCC VII), sendo livre para receber ponderações. Osparticipantes foram vendados e guiados a responder algumas questões a respeito dasclassificações de funções. Essa produção alcança seus objetivos no caso do docenteprocurar metodologias inclusivas para introduzir e versar sobre funções. Aplicado omaterial aos colegas, houve a oportunidade de questionamentos acerca do mesmo. Asponderações permearam tanto o campo da crítica quanto da sugestão. Os dois foramessenciais para finalização da aplicação.
Publicado
2021-01-05
Seção
Artigos