REPRESENTAÇÕES VISUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O CASO DO TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DE MEMBRANAS CELULARES

  • Nazira Píriz Giménez

Resumo

Uma das dificuldades no ensino de ciências reside no uso de várias línguas queos novatos devem aprender e usar. Alguns autores levantam a necessidade de uma“alfabetização visual” para a interpretação de “representações visuais”. Isso incluifotografias, gráficos, diagramas de estrutura ou processo, sendo este último amplamenteutilizado no ensino de ciências biológicas, uma área de conhecimento em que o ensino de níveis celulares e moleculares oferece complexidade particular. O ensino do conteúdobiofísico apresenta a dificuldade de integrar conteúdo e idiomas de várias ciênciasnaturais, o que complica ainda mais o ensino da biologia celular e molecular. Estetrabalho foi proposto como uma questão de pesquisa: quais oportunidades e obstáculossurgem, ao estudar a troca de solutos entre as células e seu ambiente, a partir da análise de representações visuais? Foi desenvolvido nos cursos de Biofísica da carreira da Faculdade de Ciências Biológicas, em duas instituições de formação de professores no Uruguai, entre 2016 e 2020. Os resultados permitem identificar conceitos “críticos” quereiteram dificuldades explicitadas em detalhes. Além disso, eles confirmam e expandemcategorias nas quais as contribuições dos estudantes que interpretam diagramasfreqüentemente usados no ensino de Biologia, bem como as participações no ensino,podem ser organizadas.
Publicado
2021-01-05
Seção
Artigos