-
Walter Ruben Iriondo Otero
Universidade Federal de Pelotas
-
Marcelo Zaffalon Peter
Instituto Federal Sul-rio-grandense
-
David Antonio da Costa
Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
No contexto da pandemia da Covid-19, que obriga às instituições a incentivar o uso da Educação a Distância, o artigo apresenta resultados da pesquisa que teve como propósito identificar fatores de êxito para a gestão e a docência na Rede e-Tec Brasil, abordando questões relativas à formação profissional, atuação protagonista, comprometimento, engajamento, capacitação e relações interpessoais, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa de campo, com foco em estudos exploratórios-descritivos, que utilizou a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Dentre os diversos resultados obtidos, a pesquisa revelou que para oportunizar o êxito na Rede e-Tec é necessário investir naformação e promover a integração dos profissionais envolvidos, viabilizar a contratação de equipes multidisciplinares adequadas às necessidades da Educação a Distância e procurar o entrosamento dos cursos da Rede com os cursos presenciais.