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André Luis Bitencourt Fernandes
Universidade Estadual de Feira de Santana
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Kayo Costa Santana
Universidade Estadual de Feira de Santana
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Washington Pagotto Batista
Universidade Estadual de Feira de Santana
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Claudia Pinto Pereira
Universidade Estadual de Feira de Santana
Resumo
Com o avanço das tecnologias e a sua constante presença na realização das mais corriqueiras tarefas, se faz necessário pensar seu uso em prol da inclusão e da melhora da qualidade de vida das pessoas de um modo geral. Nesse sentido, uso de objetos de aprendizagem aliado às tecnologias da informação e comunicação entra neste contexto com o objetivo de apoiar o processo de ensino aprendizagem e engajar, de forma lúdica, o aprendiz, se tornando mais uma estratégia em potencial no processo de construção de conhecimentos e na promoção da saúde. Neste trabalho, é apresentada a ferramenta Easyreader, um objeto de aprendizagem com características de jogo sério, idealizada com o objetivo de auxiliar na aquisição da leitura e da escrita de pessoas com dislexia. Para tanto, é descrito o processo metodológico de desenvolvimento deste software, assim como o seu detalhamento funcional, associados ao aporte teórico utilizado como base para a sua concepção. A etapa preliminar de avaliação, realizada com professores e estudantes, demonstra resultados positivos do Easyreader, considerando aspectos como síntese de voz para a relação grafema/fonema, inteligibilidade da síntese, experiência de uso, desafios gerados pelo espelhamento das letras e pelas palavras utilizadas, e o tipo de fonte utilizado ( Opendyslexic), próprio para a dislexia. Dentre estes, o tipo da fonte foi o aspecto de maior desconhecimento da maioria.