ENSINANDO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA: A VOZ DOS PROFESSORES

  • Erendira Dolores Camarena-Ortiz Universidad Nacional Autónoma de México

Resumo

Este artigo trata sobre os recursos utilizados por cinco professoras que ministraram aulas para pessoas com deficiência física em cursos regulares de línguas estrangeiras. É parte de um projeto de pesquisa sobre as necessidades dos alunos com deficiências realizada pelo Departamento de Lingüística Aplicada (DLA) da Escola Nacional de Línguas, Lingüística e Tradução (ENALLT) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Trata-se de uma investigação qualitativa, tendo como método o estudo de caso, etnografia educacional e a análise de discurso da Escola Francesa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de línguas estrangeiras: inglês, português e alemão, que tiveram alunos com alguma deficiência física em suas turmas. Os profissionais da educação têm a responsabilidade de ensinar e promover práticas eficazes para facilitar o compartilhamento de conhecimento. Desta forma, o objetivo deste projeto é ouvir os professores e apoiá-los para que as pessoas com deficiência possam gozar de plenos direitos e integração na educação.

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Publicado
2021-01-05
Seção
Artigos