ENSINANDO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA: A VOZ DOS PROFESSORES
Resumo
Este artigo trata sobre os recursos utilizados por cinco professoras que ministraram aulas para pessoas com deficiência física em cursos regulares de línguas estrangeiras. É parte de um projeto de pesquisa sobre as necessidades dos alunos com deficiências realizada pelo Departamento de Lingüística Aplicada (DLA) da Escola Nacional de Línguas, Lingüística e Tradução (ENALLT) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Trata-se de uma investigação qualitativa, tendo como método o estudo de caso, etnografia educacional e a análise de discurso da Escola Francesa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de línguas estrangeiras: inglês, português e alemão, que tiveram alunos com alguma deficiência física em suas turmas. Os profissionais da educação têm a responsabilidade de ensinar e promover práticas eficazes para facilitar o compartilhamento de conhecimento. Desta forma, o objetivo deste projeto é ouvir os professores e apoiá-los para que as pessoas com deficiência possam gozar de plenos direitos e integração na educação.Downloads
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