MODELO DE MATURIDADE E DE TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO DA INDUSTRIA 4.0 NO SETOR DE FERRAMENTARIAS

Resumo

As três revoluções industriais ocasionaram mudanças nos processos produtivos, com marcos históricos decorrentes que ainda vêm sendo analisados posterior a seus acontecimentos. A quarta revolução industrial, intitulada de Indústria 4.0, é pesquisada atualmente em contextos industriais. Partindo desse pressuposto, esse estudo contemplou dois objetivos: i) diagnosticar e medir o nível de maturidade da I4.0 nas ferramentarias e ii) propor uma ferramenta de tomada de decisão a partir de tal diagnóstico, com a hierarquização da implementação das tecnologias habilitadoras da I4.0 para as ferramentarias. Trata-se de um estudo de caráter misto com entrevistas que envolveram indivíduos de dez ferramentarias de Caxias do Sul, delineando um estudo de múltiplos casos. Para a etapa quantitativa, utilizou-se uma escala de seis níveis para medir e diagnosticar I4.0 nas ferramentarias, bem como matriz GUT para hierarquizar as prioridades de implementação da I4.0 para tomada de decisão. Dentre os principais resultados, destaca-se a elaboração de um radar tecnológico das ferramentarias, a partir da média estatística identificada. Para a tomada de decisão, elegeram-se cinco prioridades de implementação, que englobam custos de implementação, custos de adequação das organizações, tecnologia aplicada, recursos humanos, educação e cultura organizacional. Como principal prioridade, tem-se a criação de valor para as ferramentarias, ocorrendo por meio de integração vertical (integração entre diferentes níveis de hierarquias de tecnologias e informação), horizontal (através de redes de valor associando todos os interventores da cadeia de valor) e conexão de ponta a ponta.

Biografia do Autor

Me. Luis Fernando Moreira, Universidade de Caxias do Sul
Doutorando em Administração. PPGA-UCS. Mestre em Administração. PPGA-UCS. Pós Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho. Faculdade Anhanguera. Especialista em Docência do Ensino Seperior. Uniasselvi. MBA Gestão Estratégica de Negócios. CUSG. Graduado em Engenharia de Produção. Faculdade Anhanguera.
Me. Catiane Borsatto, Universidade de Caxias do Sul - UCS
Doutoranda em Administração. PPGA-UCS. Mestre em Administração. PPGA-UCS. Graduada em Comercio Internacional - UCS.
Dr. Gabriel Vidor, Universidade de Caxias do Sul - UCS
Professor doutor do PPGA-UCS e do PPEGP-UCS. Dosutorado em Engenharia de Produção. UFRGS. Mestre em Engenharia de Produção. UFRGS. Graduado em Engenharia de Produção. UCS. 
Publicado
2024-01-04