HISTÓRIAS LINGUÍSTICAS DE VIDA

PRIMEIRO DIA DE AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Eréndira Dolores Camarena Ortiz
  • Rosa Lucha Cuadros Escuela Oficial de Idiomas, Barcelona, España

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre histórias de vida, mas de uma área bem específica, que é o início da aprendizagem de uma língua estrangeira em ambiente escolar, realizada por meio de análise de discurso com um grupo de alunos da Escola Nacional de Letras, Lingüística e Tradução (ENALLT) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Analisam-se as histórias em espanhol das primeiras experiências dos estudantes de língua estrangeira: são reconstruídas através das narrativas escritas dos jovens estudantes, alguns momentos relevantes, pessoas, circunstâncias, situações, conflitos, encontros que se reuniram em um ou outro sentido, na sua forma de perceber, sentir e aprender uma língua estrangeira. Concebemos o ensino de línguas estrangeiras como parte essencial da vida dos alunos e como um dos pontos de inflexão para sua atuação nos anos de ensino superior que estão apenas começando.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-05
Seção
Artigos