-
José Francisco Bernardes
Universidade Federal de Santa Catarina
-
Elaine Garcia dos Santos
Universidade Federal de Pelotas
-
Luistela Saraiva de Lucena
Universidad de la Integración de las Arméricas
Resumo
Este trabalho trata da inclusão de alunos com deficiência visual na sala de aula: um estudo de caso da experiência de professores e alunos na Escola Estadual Joana Rodrigues na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil no período de 2020/2021 e teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual nas aulas de uma escola regular pública na cidade de Manaus a partir da experiência de professores e alunos da escola estadual Joana Rodrigues, além de averiguar a eficácia da inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas em uma escola regular da cidade de Manaus; comparar o nível de aprendizagem do aluno com deficiência visual nas aulas de uma escola regular com o nível de aprendizagem dos outros alunos; e, discutir a questão da inclusão do aluno com deficiência na escola regular. 30 alunos do Ensino Fundamental I e 5 professores da Escola Estadual Joana Rodrigues identificados através do castrado da escola participaram de entrevistas telefônicas semiestruturadas com a pesquisadora. Os informantes relataram o seguinte: (a) múltiplas motivações para serem incluídos na escola regular; (b) efeitos positivos e negativos associados a estratégias de aprendizado autodesenvolvidas; (c) efeitos positivos e negativos associados à intervenção de outras pessoas na aprendizagem; e (d) experiências de conexão social relacionadas a motivações para participação em turmas regulares. Assim os resultados apontam para um relato das experiências de integração e inclusão total de estudantes deficientes visuais. Do conjunto total das necessidades dos deficientes visuais, quais as necessidades que não são atendidas e quais são parcialmente atendidas na escola?