EDITORIAL

  • Walter R. Iriondo Otero

Resumo

Sempre é uma satisfação apresentar uma nova edição da Revista Prociências, composta por trabalhos acadêmicos provenientes de pesquisas e discussões originadas na dinâmica da Ciência e da Tecnologia na sociedade. Na atual edição compartilhamos contribuições advindas da Argentina, do Brasil, da Colômbia e do México. Da Argentina, recebemos dois artigos, um deles resultante de estudos da Universidad Nacional de Lanús, que aborda a temática da Educação e da Política, o outro, originário de pesquisas da Universidad Abierta Interamericana, que aborda as funções da linguagem nos transtornos da comunicação social. Da Colômbia, obtivemos contribuições provenientes de três universidades, notadamente, Universidad de La Sabana, Universidad Nacional Abierta y a Distancia, e Universidad de Cundinamarca, que abordam a avaliação de competências em química geral. Do México, a Universidad de las Américas y el Caribe colabora com um texto que versa sobre a transformação da educação para a população vulnerável mediante a criação de novelas digitais. Do Brasil, nesta edição, os artigos são originários de diversas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, notadamente, da Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Pelotas, Instituto Federal Farroupilha, e Instituto Federal Sul-Riograndense. Os docentes e pesquisadores dessas instituições nos brindam artigos que abordam questões relativas ao ensino de matemática e a formação de professores de matemática; ensino de língua adicional e a sua relação com o exame CELPE-BRAS; e, na área das Engenharias, sobre o uso de GPR para a identificação de instrumentação em subsuperfície. Como sempre, destacamos que a Revista Prociências recebe trabalhos em fluxo contínuo e aceita, também, propostas para Edições Especiais, no formato de Dossier ou Edição Temática. Encorajamos, portanto, a submissão de trabalhos inéditos e propostas de Edições Especiais para os próximos números da Revista Prociências. Desejamos que a leitura dos artigos desta edição seja proveitosa!   Prof. Dr. Walter R. Iriondo Otero Editor
Publicado
2024-01-05
Seção
Editorial