Um levantamento sobre como os professores da rede de ensino são expostos a condicionantes ergonômicos em meio à organização do trabalho

Palavras-chave: Organização do trabalho, Profissionais de educação, Professores, Ergonomia, Teletrabalho

Resumo

Ser professor é dedicar-se integralmente à docência e é um modo de ser, pois envolve todas as dimensões da vida e é uma atividade que se faz o tempo todo. Esta é também uma ocupação que oferece desafios, sobretudo no que compete à organização do trabalho. Dito isso, o presente estudo explora como tema os principais fatores condicionantes da atividade dos professores no processo de organização e desenvolvimento do trabalho docente. O objetivo é investigar os principais condicionantes ergonômicos impostos aos professores da rede de ensino no que se refere à organização do trabalho. Para tanto, foram realizadas na presente pesquisa entrevistas online e aplicação de questionário, ambos online, com professores de uma escola pública e uma privada, com posterior análise e discussão de resultados. Foi possível obter os principais condicionantes ergonômicos vivenciados pelos professores em relação à organização do trabalho, que estão relacionados principalmente a jornada de trabalho longa, múltiplos empregos e trabalho extraclasse excessivo. Também foi identificada percepção dos respondentes sobre outros desafios presentes no seu trabalho, como efeitos na saúde pelo exercício do trabalho e desafios emergentes pelo teletrabalho. Foi constatado através da pesquisa que a pandemia do COVID-19 alavancou problemas e desafios que os docentes enfrentam em seu trabalho, principalmente em relação a sua jornada de trabalho, trabalho extraclasse e as doenças pelo exercício do trabalho.

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Biografia do Autor

Ingrid Losekan, Universidade Federal de Pelotas
Engenheira de Produção pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência como jovem aprendiz na área comercial na empresa AMBEV, 2019-2020. Atuou como bolsista no LABSERG Laboratório de Segurança e Ergonomia (UFPel), 2017-2019. Trabalhou voluntariamente na AIESEC em 2017, sendo líder de time. Atualmente, trabalha como promotora de vendas na Bayer.
Dr. Luis Antonio dos Santos Franz, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em co-tutela em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e pela Universidade do Minho (Portugal) (2009). Atua como professor no curso de graduação em Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CEng/UFPel) e como professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PROGRAU/UFPel). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência da Produção, Qualidade, Gerência de Serviços, Seis Sigma, Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho e Ergonomia.
Dra. Aline Soares Pereira, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é professora do Centro de Engenharias e no Mestrado de Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade, gestão da produção, gestão de processos, indústria 4.0 e engenharia do produto. Atuação no mundo do trabalho por dez anos no setor industrial e de serviços (1996-2005).
Dra. Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas
Professora Adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). É chefe da Seção e Apoio a Tecnologias Educacionais (SATE/PRE/UFPel) e atua no Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino, da UFPel, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa (ULisboa), com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade. Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para o Ensino Superior, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social/Tecnologias Sociais e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade.  
Publicado
2024-12-10
Seção
Artigos