Palavras-chave:
Biodiesel; Modelagem Computacional; Resíduos Sólidos Urbanos
Resumo
Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) se configuram como uma problemática tanto no Brasil como em outras partes do mundo, exigindo que se pense em alternativas de como amenizar seus impactos negativos. No Brasil, a coleta e o transporte dos RSU é feita por meio de veículos movido a diesel. Neste contexto, foi formulada a seguinte hipótese: “A adição de maiores percentuais de biodiesel gerará maior economia financeira para a empresa, além de diminuir a geração de gás carbônico?” Assim, o objetivo deste estudo é comparar o impacto de adição de diferentes percentuais de biodiesel na composição do combustível de veículos de transporte de resíduos sólidos, levando-se em consideração a projeção de mistura de biodiesel do governo brasileiro, comparando cenários com 10%, 15% e 20% de biodiesel nessa composição. Esta comparação foi realizada por meio de simulação de um modelo computacional desenvolvido pelos pesquisadores baseado na , metodologia proposta por Sterman (2000). Na definição das equações e suas relações do modelo de simulação, foi considerado um horizonte de tempo de dez anos. Os resultados revelam que, visto de uma perspectiva financeira, há uma grande diferença existente entre os diferentes percentuais de biodiesel na composição do combustível, demonstrando vantagens na utilização de biodiesel com maior percentual.
Biografia do Autor
Nilson Ribeiro Modro, UDESC
Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da UDESC, lotado no Departamento de Sistemas de Informação e Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Educação Superior do Meio Oeste. Tem experiência na área de Computação e Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade, Geoprocessamento e Sistemas Inteligentes.
Eugenio De Oliveira Simoneto, UFSM
Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Administração (Área: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) com reconhecimento pela Universidade do Minho (Portugal) e estágio pós-doutoral em Produção e Sistemas na Universidade do Minho (2016). Atualmente é professor associado no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua no ensino e pesquisa nas áreas de modelagem de sistemas de apoio a decisão, gestão da produção e operações e gestão esportiva.
Brenda Lara Vieira Vargas, UFSM
Natural de Cruz Alta - RS, graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração pela UFSM. Atuou como bolsista em um projeto de pesquisa focado no estudo do comportamento inovador, estresse e trabalho durante a pandemia da Covid-19 e também em projeto de extensão visando promover a educação financeira em escolas estaduais com foco na cidade Santa Maria - RS. Possui experiência com vendas, prospecção de clientes, gerenciamento de caixa e gestão administrativa.