Palavras-chave:
INBREEDING ACADÊMICO
Resumo
Resumo:
Objetivo do Estudo: O estudo visa analisar as implicações da endogamia acadêmica, suas implicações e tendências, utilizando uma abordagem bibliométrica para fornecer uma visão geral e estrutura da área de estudo.
Metodologia: Dados bibliométricos foram encontrados no Scopus, utilizando a palavra-chave "capacidade produtiva" e aplicando filtros específicos para refinar a busca de estudos relevantes. Indicadores de desempenho como Total de Artigos (TP), Total de Citações (TC) e Citações por Artigo (CPP) foram extraídos para análise.
Resultados principais: Uma análise bibliométrica detalhada revelou o crescimento da pesquisa sobre endogamia acadêmica e documentou as tendências ao longo dos anos. Foram identificados autores altamente produtivos, os mais influentes, as disciplinas mais citadas, e os países e instituições mais prolíficos no campo. As palavras-chave mais comuns foram visualizadas, e as principais conclusões dos dez artigos mais citados foram discutidas.
Conclusões: O estudo conclui que a endogamia acadêmica é uma importância global com implicações significativas para a qualidade e inovação no ensino superior.
Biografia do Autor
Roni Storti de Barros, Universidade Federal de Santa Maria
Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM (PPGA/UFSM), com ênfase na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Decisão. Mestre em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/UFSM) e bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição. Atua como Administrador na Universidade Federal de Santa Maria, onde exerce a função de Chefe da Unidade de Comunicação Integrada (UNICOM), liderando iniciativas estratégicas de comunicação institucional. Possui experiência interdisciplinar nas áreas de Administração e Ciência da Computação, com foco em Sistemas de Informação, gestão pública, tomada de decisão e inovação tecnológica no setor público.
Luiz Cláudio Dalmolin, Universidade do Estado de Santa Catarina
Possui graduação em Engenharia Agronômica - Faculdades Unidas de Bagé (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciências Ambientais.
Cristina Anita Cassol, Universidade Federal de Santa Maria
Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, título obtido em 2018. Mestra em Administração, título obtido em 2021, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/UFSM. Atualmente é Doutoranda em Administração também pelo PPGA/UFSM, na linha de pesquisa de Tecnologia da Informação e Decisão e participante do grupo de pesquisa MOOM - Modelagem em Gestão de Operações.