A A LITERATURA DE CORDEL NOS BARBANTES EDUCACIONAIS

EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO "DEIXA EU TE CONTAR"

Palavras-chave: Literatura de Cordel, Contação de histórias, Educação, Amazonas, Deixa eu te contar

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência com a Literatura de Cordel vivenciada no curso de extensão “Deixa eu te Contar!”, realizado em 2020 na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O curso teve como público-alvo professores da Educação interessados na temática da contação de histórias. Entre os gêneros narrativos abordados, a literatura de cordel se destacou pelo grande interesse que despertou nos participantes, revelando-se uma ferramenta pedagógica potente. Diante disso, definiu-se como problema de pesquisa: Como a literatura de cordel pode contribuir para a prática pedagógica e a formação leitora no contexto da Educação, a partir da experiência vivenciada no curso? O objetivo geral foi investigar o potencial pedagógico da literatura de cordel na formação leitora e na valorização da cultura popular. Os objetivos específicos incluíram: a) contextualizar historicamente a literatura de cordel; b) compreender como o cordel foi trabalhado no curso; e c) analisar as percepções e vivências de um cordelista entrevistado. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Foram adotados levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada com um cordelista. Os resultados indicaram que a literatura de cordel foi reconhecida como recurso eficaz para estimular a leitura, a escrita e a valorização cultural. A entrevista evidenciou seu papel na alfabetização e no desenvolvimento da leitura. Conclui-se que a experiência com o curso “Deixa eu te contar!” favoreceu práticas educativas mais criativas, acessíveis e culturalmente significativas na Educação.

Publicado
2025-12-19