ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SITUAÇÕES URBANAS COTIDIANAS EM PEQUENAS CIDADES INTERIORANAS: O CASO DE REDENÇÃO E ACARAPE
Resumo
RESUMOA implantação de grandes equipamentos públicos de educação superior em pequenas cidades interioranas afeta as estruturas, equipamentos, serviços, fluxos e dinâmicas urbanas, potencialmente modificando os padrões de produção social do espaço urbano, a questão urbana e as próprias cidades. Aos moradores originários agregam-se centenas e até milhares de novos moradores, particularmente discentes da educação superior, vivenciando episódios e situações urbanas cotidianas. Como os estudantes vivenciam a cidade? Quais os desafios que enfrentam e como lidam com eles? Este artigo discute esses elementos, apresentando questões teórico-empíricas e achados analíticos resultantes do trabalho até aqui efetuado. A pesquisa trabalha com dados secundários e primários, e envolve observação direta de caráter etnográfico, questionários, entrevistas e análise documental.ABSTRACTThe implantation of large public equipments of higher education in small interior cities affects structures, equipments, services, fluxes and urban dynamics, potentially modifying the social production of the urban space, urban planning and cities. To original residents added thousands of new residents, particularly students of higher education, experiencing urban episodics and situations everyday life. How do you experience everyday situations? How do these students deal with urban problems and difficulties? This article discusses these elements, presenting theoretical-empirical questions and analytical results derived from the work done here. It works with primary and secondary data, including direct observation of ethnographic character, interviews and document analysis.Copyright (c) 2022 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.