COMIDAS DE RAIZ: a retomada da cultura quilombola no Seridó (Brasil)
Resumo
No Seridó potiguar, mulheres são conhecidas por suas habilidades culinárias e são contratadas para cozinhar e preparar os doces consumidos em ocasiões especiais e festivas. Ao cozinhar, as mestras expressam sua marca e identidade, trazendo o conhecimento de seus ancestrais. Nas últimas décadas e apesar das transformações ocorridas na zona rural, algumas ¨cozinheiras de festas¨ se profissionalizaram e o sertão conheceu um processo de patrimonialização: os antigos locais de produção (sítios, fazendas, fábricas de algodão), as manifestações culturais e as festas religiosas atraem uma população urbana à procura das suas origens culturais e de uma cultura “autêntica”. Assim, a comida e as cozinheiras continuam ocupando um lugar central na redescoberta de uma ¨cultura de raiz¨ e de um passado colonial. Propomos aqui entender como o passado se revela nas práticas alimentares e como acontecem os processos de patrimonialização da cultura sertaneja, a partir de exemplos etnográficos coletados durante a pesquisa sobre as práticas alimentares e as cozinheiras negras no Seridó potiguar.Downloads
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.