Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO

 

SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

O manuscrito que será submetido NÃO DEVERÁ CONTER QUALQUER REFERÊNCIA DE AUTORIA.

Ao iniciar a SUBMISSÃO escolha a SEÇÃO, confirme o CHECKLIST DA SUBMISSÃO, carregue o ARQUIVO DA SUBMISSÃO (anexe o manuscrito), insira o TÍTULO, insira o RESUMO, inclua AUTOR por AUTOR na ordem que aparecerá no artigo, designe o AUTOR PARA CORRESPONDÊNCIA, digite as PALAVRAS-CHAVE, siga as instruções até finalizar o processo de submissão.

NORMAS GERAIS

IDIOMA: O idioma oficial da Revista é o português, aceitando-se trabalhos em espanhol e inglês.

CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO: Serão aceitos artigos científicos originais, revisões bibliográficas, relatos de casos e notas técnicas referentes à área de Ciência Animal.

ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS: Os trabalhos devem ser apresentados com os seguintes itens, conforme a Norma ABNT - NBR 6022 : 2002:

O ARTIGO CIENTÍFICO (20 páginas) deverá conter os seguintes tópicos: Título (em português); Nome do(s) autor(es) completo(s) (sem abreviações), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique, o currículo deve aparecer um espaço abaixo do último autor, alinhado à direita, espaçamento simples, calibri tamanho 10, em itálico, indicado por um número sobrescrito, o endereço postal e eletrônico do autor para correspondência deve figurar ao final das referências, quatro espaços abaixo, tamanho 10, em itálico, alinhado à direita; Resumo em português; Palavras-chave em português; Introdução (com revisão de literatura); Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão; Título em inglês; Abstract; Keywords; Título em espanhol; Resumen; Palabras clave; Agradecimentos (opcional) e Referências.

A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (20 páginas) deverá conter os seguintes tópicos: Título (em português); Nome do(s) autor(es) conforme indicado nas normas do artigo científico; Resumo em português; Palavras-chave em português; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Título em inglês; Abstract; Keywords; Título em espanhol; Resumen; Palabras clave e Referências.

OBS – O Desenvolvimento não é um título, refere-se ao(s) título(s) e Subtítulo(s) que irão dar suporte e consistência ao tema que será desenvolvido.

O RELATO DE CASO (10 páginas) deverá conter os seguintes tópicos: Título (em português); Nome do(s) autor(es) conforme indicado nas normas do artigo científico; Resumo em português; Palavras-chave em português; Introdução (com revisão de literatura); Relato de Caso; Resultados e Discussão; Conclusão; Título em inglês; Abstract; Keywords; Título em espanhol; Resumen; Palabras clave e Referências.

A NOTA TÉCNICA (10 páginas) deverá conter os seguintes tópicos: Título (em português); Nome do(s) autor(es) conforme indicado nas normas do artigo científico; Resumo em português; Palavras-chave em português; seguido do texto, sem subdivisão (sem títulos ou subtítulos), abrangendo introdução, metodologia; resultados, discussão, conclusão (opcional); Título em inglês; Abstract; Keywords; Título em espanhol, Resumen; Palabras clave e Referências.

OBS - Os trabalhos apresentados em inglês ou espanhol devem sofrer os devidos ajustes de modo que o Título em português, o Resumo em português e as Palavras-chave em português ocupem a primeira posição como elemento pós-textual.

ORGANIZAÇÃO DO TEXTO: Os trabalhos com no máximo 20 páginas (artigo científico ou revisão bibliográfica) e 10 páginas (relato de caso e nota técnica) deverão ser editados no programa Microsoft Office Word e digitados com a seguinte formatação: páginas configuradas em formato A4, sem numeração de páginas, sem numeração de linhas, fonte Calibri, margem superior 3,5 cm, margem esquerda 3 cm, margem inferior 2 cm, margem direita 2 cm. Recuos e espaçamento: parágrafo justificado sem recuo na primeira linha (recuo esquerda 0 cm, recuo direita 0 cm); espaçamento antes 0 cm, espaçamento depois 6 cm, espaçamento entre linhas 1,5. Cabeçalho 1,2 cm, rodapé 0,16 cm.

As TABELAS e FIGURAS devem ser inseridas no texto e numeradas de forma independente, com números arábicos. As Tabelas devem ter o título acima das mesmas, fonte Calibri 10. As Figuras devem ter o título abaixo das mesmas, fonte Calibri 10; espaçamento entre linhas 1.

Exemplo de Tabela:

 

Table 1 - Primers used for the detection and genotyping of Mybocaterium bovis.

TABELA

 

Exemplo de Figura:

 

FIGURA

Figura 1 - Potra com 24 horas de vida apresentando malformação congênita em membros torácicos.

 

As citações dos autores, no texto, deverão ser feitas segundo a Norma ABNT - NBR 10520 : 2002. Letras maiúsculas e minúsculas seguidas do ano de publicação e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas, conforme exemplos:

“Segundo Rodrigues (1981) observou...; ...anestesia balanceada e analgesia (PULZ, 2003).”

No caso de dois autores deve-se proceder conforme os exemplos:

“Alves e Teixeira (1985) relataram...; ...em média aos 36 meses de idade (GOTTSCHALL; AGUIAR, 2007).”

Havendo mais de dois autores, é citado apenas o sobrenome do primeiro, seguido de et al. (não itálico); exemplo:

“redução significativa da morbidade e da mortalidade em áreas endêmicas (ARLAS et al., 2008).”

As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula; exemplo:

“(CANELLAS, 2001, 2003, 2007).”

As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética; exemplo:

“...foi obtido através da pesagem da carcaça fria (FACIN, 2007; MALSCHITZKY, 2008; OIAGEN, 2003).”

A expressão apud, que significa citado por, conforme, segundo, pode, também, ser usada no texto; exemplo:

“Segundo Ribeiro (1985 apud RODRIGUES, 2010) diz ser..., ...da variabilidade genética do rebanho (PIANTA, 1973 apud OLIVEIRA, 1998).”

Dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar entre parênteses a expressão "informação verbal", mencionando-se os dados disponíveis em nota de rodapé.

Trabalhos em fase de elaboração, indicar entre parênteses a expressão "em fase de elaboração", mencionando-se as informações disponíveis em nota de rodapé. Não devendo aparecer nas Referências.

TÍTULO: o título do trabalho (fonte Calibri 14, caixa alta em negrito, centralizada) deverá ser claro e conciso, devendo facilitar a pronta identificação do assunto tratado (no máximo 25 palavras). Um espaço abaixo serão colocados os nomes dos autores (máximo oito autores), alinhados à direita, conforme exemplo:

"FERNANDES, Maureen Hoch Vieira ¹.”

Um espaço abaixo deverá ser colocado um breve currículo dos autores, alinhados à direita, conforme exemplo:

"¹Acadêmica da Faculdade de Veterinária da UFPEL.”

Um espaço abaixo deverá vir o resumo.

RESUMO: o resumo, na língua do texto, deverá fazer uma apresentação concisa do texto, contendo uma pequena introdução na qual serão descritas a importância e os objetivos do trabalho, a metodologia utilizada, os principais resultados e conclusões, não ultrapassando 250 palavras. No resumo utilizar espaçamento simples. Um espaço abaixo, deverão ser colocadas as palavras-chave (em negrito) na língua do texto, mínimo três e no máximo cinco, separadas entre si por ponto. Exemplo:

 

FATORES DE PATOGENICIDADE DE Yersinia enterocolitica

 

RESUMO

 

Yersinia enterocolitica é um patógeno causador de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) envolvido em casos de toxi-infecções alimentares em humanos. Os sinais clínicos relacionados a yersiniose resultam em gastroenterite aguda, que cursa com febre, dor abdominal e diarreia. Y. enterocolitica apresenta seis diferentes biotipos ...

 

Palavras-chave: Doenças Transmitidas por Alimentos. Patogenia. Regulação gênica.

 

INTRODUÇÃO: a introdução, primeiro item do artigo científico, um espaço abaixo das palavras-chave, deverá apresentar uma ideia global de todo trabalho, apresentando as justificativas que levaram à escolha do tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto e a razão de escolha do método. A revisão bibliográfica dará ênfase as informações mais importantes e recentes necessárias ao entendimento do assunto. Os nomes científicos somente devem aparecer por extenso quando mencionados pela primeira vez no Resumo, Abstract, Resumen e Introdução. Abrevie o gênero nos demais itens. Exemplo:

 

“INTRODUÇÂO

Yersinia enterocolitica é uma bactéria que pertence à família Enterobacteriaceae, é Gram-negativa, apresenta forma de bastonete, é anaeróbia facultativa e pode crescer em temperaturas que variam entre 0 e 44 °C, porém a temperatura ótima é entre 25 e 28 °C (BOTTONE et al., 2005). Apresenta-se imóvel a 37 °C e móvel a 25 °C através de flagelos peritríquios (HOLT et al., 1994; WEAGANT; FENG, 2017). Por ser uma bactéria psicrotrófica, pode manter-se viável em alimentos refrigerados, bem como congelados, entre eles carne, leite e seus derivados (CASTAÑEDA et al., 2001; LAUKKANEN-NINIOS et al., 2014).”

 

MATERIAL E MÉTODOS: é o segundo item do artigo científico, devendo caracterizar o material empregado, descrevendo de forma concisa e completa a metodologia, indicando elementos de tempo e lugar. Os elementos novos devem ser descritos minuciosamente ou definidos com precisão; os já conhecidos apresentam-se pela citação bibliográfica correspondente. Todos os recursos utilizados na apuração e análise dos fatos devem ser referidos nessa parte. Havendo necessidade de subtítulos, utilizar letras maiúsculas e minúsculas em negrito, alinhados à esquerda. Exemplo:

 

MATERIAL E MÉTODOS

Animais

Foram utilizadas 35 éguas prenhes, sendo nove éguas sem raça definida com idade entre sete e vinte e um anos, com média de idade de 16 anos, pertencentes ao Centro de Ensino e Experimentação em Equinocultura da Palma (CEEP) da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. As demais 26 éguas, da raça Crioula, com idade entre seis e vinte anos, com média de idade de 16 anos, eram provenientes de um criatório situado no município do Capão do Leão, Rio Grande do Sul. Todas as éguas tiveram gestações saudáveis, com condições nutricionais e higiênico-sanitárias similares, sendo multíparas e com média de tempo de gestação de 332 dias. Em todas as fêmeas foi realizado o acompanhamento gestacional, monitoramento e avaliação do parto.”

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO: é o terceiro item do artigo científico, neste espaço devem ser apresentados os resultados obtidos durante o experimento de modo imparcial, com o mínimo de interpretação pessoal. Podem ser documentados ou ilustrados com tabelas, gráficos, fotografias, permitindo imediata visão de conjunto do que está sendo descrito. Na discussão os resultados devem ser interpretados comparando-se os novos dados com os de outros autores, buscando-se explicações para as divergências encontradas. Se houver necessidade de subdivisão dos diferentes temas, colocar o(s) subtítulo(s) em letras maiúsculas e minúsculas, em negrito, alinhados à esquerda, conforme descrito em material e métodos. Exemplo:

 

“RESULTADOS E DISCUSSÃO

O colostro manteve as características avaliadas, sendo de grande importância na alimentação dos potros neonatos, entretanto, o tempo de secreção dessa substância após o parto é muito curto e muitas vezes os potros não conseguem aproveitar totalmente o período de produção desse alimento. Esse fato justifica a necessidade de coletar e estocar o colostro para ser administrado na alimentação diária dos potros neonatos, como um suplemento alimentar. Todavia, é importante preservar os constituintes colostrais para que não se percam as propriedades nutritivas e imunológicas (CANISSO et al., 2013).

Avaliação Física

O colostro equino in natura (n=35) caracterizou-se por apresentar viscosidade leitosa (11/35), cremo-leitosa (5/35) e cremosa (19/35). Em relação a coloração: amarelo claro (21/35) e amarelo escuro (14/35).”

 

CONCLUSÃO: é o quarto item do artigo científico, devendo ser feita uma síntese interpretativa do trabalho, respondendo ao problema definido na introdução. Existe uma linha invisível ligando o OBJETIVO, os RESULTADOS e a CONCLUSÃO. A conclusão atende o objetivo proposto? Os resultados dão sustentação à conclusão? Esses questionamentos são fundamentais para conferir qualidade e coerência ao artigo.

REFERÊNCIAS: as referências deverão estar conforme a Norma ABNT - NBR 6023 : 2002 preconiza. Devem ser apresentadas: em ordem alfabética pelo sobrenome do autor; alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por uma linha em branco; dois ou mais autores separar por ponto-e-vírgula; os títulos dos periódicos não devem ser abreviados; após o terceiro autor utilizar a expressão et al. (não itálico); evitar referências de Resumos de Congresso, Teses e Dissertações, Artigos de Revistas não Científicas ou de Jornal.

Devem ser negritados: títulos de livros, nomes dos periódicos, títulos de teses e dissertações.

Alguns exemplos são apresentados a seguir:

 

LIVRO:

 

FERNANDES, F. Mudanças sociais no Brasil: aspectos do desenvolvimento da sociedade brasileira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960. 401p.

 

GUERREIRO, M. G.; MAYR, A. Virologia Veterinária. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 1988. 476p.

 

CAPÍTULO DE LIVRO:

 

LARSSON, C. E. Farmacologia Dermatológica. In: SPINOSA, H. S.; GÓRNIAK, S. L.; BERNARDI, M. M. Farmacologia aplicada à Medicina Veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. Cap. 50, p. 479-493.

 

LIMA, M.; OSORIO, F. A. Arteriviridae. In: FLORES, E. F. (Org.). Virologia Veterinária. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007. Cap. 25, p. 639-655.

 

ARTIGO DE PERIÓDICO:

 

AGUIAR, P. R. L.; SILVEIRA, J. C.; GLANZNER, W. G.; et al. Diversidade genética de doadoras de embriões das raças Nelore e Aberdeen Angus. Veterinária em Foco, v. 5, n. 2, p. 84-92, 2008.

 

RESUMO:

 

COSTA, J. F. W.; RODRIGUES, P. R. C.; MÜLLER, G.; et al. Estado atual da infecção de bovinos e ovinos com Fasciola hepatica, determinado pelo exame coprológico e a situação do controle anti-helmíntico na região de Santa Vitória do Palmar (RS). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 18, 1982, Balneário Camboriú. RESUMOS. Florianópolis: SBMV/SOMEVESC, 1982. P. 210.

 

TESE E DISSERTAÇÃO:

 

FELDENS, O. Avaliação do efeito paraimune de extratos vegetais (Nicotiana glauca e Chrysanthemun vulgaris) em bovinos vacinados contra o herpesvírus bovino tipo 5 (HVB-5). Pelotas: UFPEL, 2000. 49p. Dissertação (Mestrado em Veterinária), Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas, 2000.

 

BOLETIM TÉCNICO:

 

MAIA, N. B.; FURLANI, A. M. C. Especiarias aromáticas e medicinais. Boletim Técnico do Instituto Agronômico de Campinas, n. 100, p. 75-76, 1996.

 

LEIS, DECRETOS, PORTARIAS, INSTRUÇÕES NORMATIVAS:

 

BRASIL. Instrução Normativa nº 87, de 10 de dezembro de 2004. Regulamento Técnico do Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos - PNSCO. In: Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, n. 243, p. 20-21, 20 dez. 2004.

 

PUBLICAÇÕES DE ÓRGÃOS, ENTIDADES E INSTITUIÇÕES COLETIVAS:

 

MAPA – MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Manual de Legislação - Programas Nacionais de Saúde Animal do Brasil. Brasília: MAPA/SDA/DSA, 2009. 440p. Disponível em: <file:///C:/Users/pricc/Downloads/manual-de-legislacao-saude-animal-low.pdf> .

 

OIE - WORLD ORGANISATION FOR ANIMAL HEALTH. OIE-Listed diseases, infections and infestations in force in 2021, 2021. Disponível em: <https://www.oie.int/en/animal-health-in-the-world/oie-listed-diseases-2021/>.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.