MALFORMAÇÃO CONGÊNITA EM MEMBROS TORÁCICOS E ANOFTALMIA EM NEONATO EQUINO – RELATO DE CASO

  • Luisa Lima Nantes de Oliveira Universidade Federal de Roraima
  • Fernanda Carlini Cunha dos Santos Universidade Federal de Roraima

Resumo

Malformações fetais são alterações estruturais de um organismo, podendo afetar um órgão e/ou sistemas ou parte deles, que ocorrem no desenvolvimento do concepto durante o período gestacional. Fatores associados a ocorrência de má formação incluem fatores genéticos (causas gênicas e cromossômicas), ambientais (micro-organismos, nutricional, fármacos, plantas tóxicas) ou interação entre estes.  Este trabalho teve como objetivo relatar o caso de uma potra apresentando malformação congênita nos olhos e nos membros torácicos. Foi atendido um neonato equino, fêmea, com 24 horas de vida, apresentando anoftalmia bilateral e os membros torácicos apresentavam polidactilia, artrogripose e má formação. Foi avaliado o histórico da mãe, com intuito de identificar fatores predisponentes e causa da má formação. Diante da severa má formação, que impossibilitava a potra de ficar em estação, e prognóstico desfavorável, foi recomendada a eutanásia. Não foi possível a identificação da etiologia, sendo recomendada a monitoração das próximas gestações da égua. A potra apresentou ausência de globos oculares e severa alteração em membros torácicos, sendo estas alterações incompatíveis com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carlini Cunha dos Santos, Universidade Federal de Roraima
Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal de RoraimaLíder do Grupo de Pesquisa do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: Repro – Reprodução Animal.
Publicado
2021-10-15
Como Citar
Oliveira, L. L. N. de, & Santos, F. C. C. dos. (2021). MALFORMAÇÃO CONGÊNITA EM MEMBROS TORÁCICOS E ANOFTALMIA EM NEONATO EQUINO – RELATO DE CASO. Science and Animal Health, 8(3), 257-267. https://doi.org/10.15210/sah.v8i3.18235
Seção
Patologia Veterinária