SCHWANNOMA CUTÂNEO EM CÃO BOXER - RELATO DE CASO

  • Lígia Marina Piai Dias Ramos FAFRAM/FE
  • Edmilson Rodrigo Daneze FAFRAM/FE
  • Geórgia Modé Magalhães FAFRAM/FE
  • Silvana Alvares de Oliveira

Resumo

Schwannoma refere-se à neoplasia que se origina das células de Schwann, localizadas no sistema nervoso periférico e são incomuns em cães. Um cão, macho, da raça Boxer, com dez anos de idade, foi encaminhado com queixa principal de um nódulo cutâneo em localização torácica lateral direita, próximo às primeiras costelas. Durante o exame clínico observou-se que o nódulo media aproximadamente 5 cm de diâmetro, possuindo formato arredondado, consistência firme e não ulcerado. Foram realizados exames pré-operatórios de rotina e optou-se pela retirada cirúrgica da massa. Na microscopia de luz observou-se uma massa de característica neoplásica apresentando formato ovalado bem delimitada e com crescimento expansivo. As células estavam distribuídas em ninhos com feixes celulares. Os núcleos eram fusiformes e de tamanhos variados. Não foram observadas figuras de mitoses. O diagnóstico foi baseado nas descrições morfológicas das células neoplásicas. Conclui-se que o Schwannoma foi uma neoplasia de características histológicas e comportamento benigno devido à localização distal a nervos da raiz da medula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Marina Piai Dias Ramos, FAFRAM/FE
Aluna do curso de Medicina Veterinária. Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP.
Edmilson Rodrigo Daneze, FAFRAM/FE
Médico Veterinário. Programa de Aprimoramento em Clínica e Cirurgia Veterinária. Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP.
Geórgia Modé Magalhães, FAFRAM/FE
Médica Veterinária. Professora Doutora. Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP.
Silvana Alvares de Oliveira
Médica Veterinária Autônoma.
Publicado
2014-03-14
Como Citar
Ramos, L. M. P. D., Daneze, E. R., Magalhães, G. M., & Oliveira, S. A. de. (2014). SCHWANNOMA CUTÂNEO EM CÃO BOXER - RELATO DE CASO. Science and Animal Health, 2(1), 80-90. https://doi.org/10.15210/sah.v2i1.3083
Seção
Patologia Veterinária